FeaturedInterviewsABSOLAR Revela Projeções Audaciosas para o Futuro da Energia Solar no Brasil:...

ABSOLAR Revela Projeções Audaciosas para o Futuro da Energia Solar no Brasil: Expansão Bilionária, Geração de Empregos e Liderança na Sustentabilidade – Rodrigo Lopes Sauaia, Presidente Executivo Da Absolar

  1. Qual é a sua visão para o futuro da energia solar fotovoltaica no Brasil e como pretende promover sua expansão?

A ABSOLAR projeta que, em 2024, os novos investimentos gerados pelo setor fotovoltaico poderão ultrapassar a cifra de R$ 38,9 bilhões, incluindo as usinas de grande porte e os pequenos e médio sistemas em telhados, fachadas e terrenos. Com isso, a fonte solar deverá gerar mais de 281,6 mil novos empregos verdes neste ano, espalhados por todas as regiões do Brasil, além de proporcionar uma arrecadação de mais de R$ 11,7 bilhões aos cofres públicos.

Growatt

No ano de 2024, serão adicionados mais de 9,3 gigawatts (GW) de potência instalada, chegando a um total acumulado de mais de 45,5 GW, o equivalente a mais de três usinas de Itaipu. Dos 45,5 GW acumulados até o final de 2024, 31 GW serão provenientes de pequenos e médios sistemas instalados pelos consumidores nas residências, pequenos negócios, propriedades rurais e prédios públicos, que representarão 68% do total acumulado da fonte, enquanto 14,4 GW estarão em grandes usinas solares, que representarão 32% do total acumulado.

Diante deste cenário de crescimento robusto previsto para o setor solar, a ABSOLAR trabalhará para solucionar os atuais gargalos do setor e proporcionar novas oportunidades de crescimento para o mercado, tanto na tecnologia solar fotovoltaica, quanto em áreas emergentes, como armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde.

Dentre as prioridades da ABSOLAR para 2024, está a busca por soluções aos problemas enfrentados pela geração distribuída solar, incluindo em temas como inversão de fluxo, regulamentação do REIDI e das debentures incentivadas para minigeração distribuída, afastar as ameaças aos modelos de negócio de geração compartilhada e a definição de diretrizes para o cálculo da valoração de custos e benefícios da geração distribuída previstos em Lei nº 14.300/2022. Em relação às grandes usinas solares, a ABSOLAR trabalhará para melhorar as condições de acesso aos sistemas de transmissão, em prol do ressarcimento aos geradores pelos cortes de geração solicitados pelo Operador Nacional do Sistema – ONS (constrained-off) e a manutenção da viabilidade dos modelos de negócios de autoprodução. Em relação aos temas tributários, a ABSOLAR continuará seu trabalho pela defesa dos ex-tarifários de equipamentos fotovoltaicos e pela melhoria de incentivos para o fortalecimento de uma indústria solar competitiva livre de reservas de mercado e sem aumento de custos aos consumidores finais. A ABSOLAR continuará atuando pelo estabelecimento de um marco legal para o hidrogênio renovável, pelo estabelecimento de um marco regulatório para a tecnologia de armazenamento de energia elétrica e pela redução de impostos sobre baterias e sistemas de armazenamento de energia elétrica no Brasil.

  • Como pretende colaborar com órgãos governamentais, organizações privadas e outras partes interessadas para promover a adoção da energia solar e superar possíveis desafios regulatórios no país?

A ABSOLAR continuará mantendo frequente interlocução e diálogo com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas Federal, Estadual e Municipal, bem como junto a instituições públicas, privadas, setores produtivos, consumidores, organizações da sociedade civil e a imprensa, representando o setor solar fotovoltaico brasileiro e trazendo a visão do setor e do mercado em prol do desenvolvimento sustentável do Brasil.

Estamos convencidos de que as tecnologias solar fotovoltaica, de armazenamento de energia elétrica e de hidrogênio verde são alavancas estratégicas para acelerar a atração de investimentos nacionais e internacionais, a geração de empregos verdes locais e de qualidade, o fortalecimento da arrecadação aos cofres públicos, bem como para auxiliar no cumprimento das metas nacionais de redução de emissões de gases de efeito estufa.

  • Com o governo brasileiro enfatizando a expansão da energia renovável, como você percebe o impacto das políticas e iniciativas atuais no setor de energia solar? Como a ABSOLAR está colaborando com os formuladores de políticas para garantir o alinhamento e o apoio eficazes ao desenvolvimento do setor?

O cenário da fonte solar fotovoltaica para 2024 é bastante promissor, uma vez que o Governo Federal e a sociedade brasileira estão despertando para o imenso potencial que as energias renováveis possuem para o desenvolvimento sustentável e posicionamento do Brasil como uma referência internacional em transição energética. Não por acaso, o Brasil aderiu ao compromisso assumido por mais de 100 países na COP28 de triplicar o uso de energias renováveis e duplicar a eficiência energética até 2030, medidas cruciais para a redução de emissões de gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas.

O Governo Federal brasileiro deu sinais importantes de alinhamento de sua agenda e prioridades à sustentabilidade, com medidas como o estabelecimento de um Plano de Transformação Ecológica, Plano de Transição Energética, Programa de Descarbonização da Amazônia e dando continuidade para políticas públicas essenciais nesta temática, como o Programa Minha Casa Minha Vida, agora com a inclusão de energia solar fotovoltaica nas novas casas populares construídas, e o Programa Luz para Todos, que deverá fazer mais uso de sistemas fotovoltaicos com armazenamento de energia elétrica em baterias. Também houve avanços relevantes no Congresso Nacional e na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com contribuições nas discussões de diversos marcos importantes para a sociedade e o setor, como a Reforma Tributária, o Marco Legal do Hidrogênio Renovável, o Mercado de Carbono e a discussão para a criação de um marco regulatório para o Armazenamento de Energia Elétrica.

Also Read  Just 8 Days Left Until Chhattisgarh's Largest Solar & Storage Expo 2026  

Mais recentemente, o Governo Federal lançou a Nova Indústria Brasil (NIB), que pretende fortalecer a cadeia produtiva nacional por meio do incentivo à instalação de polos fabris de equipamentos fotovoltaicos. Neste sentido, decretos que estabelecem o Novo PADIS e um diferencial de preços para produtos nacionais podem gerar maior demanda aos equipamentos fotovoltaicos fabricados no País, contribuindo para o adensamento produtivo local. A ABSOLAR tem atuado intensamente nestas discussões e, em 2024, já possui extensa agenda para levar adiante as pautas do setor solar nestas e em outras temáticas estratégicas aos agentes e ao mercado.

  • De que forma você abordaria as barreiras financeiras à adoção da energia solar e incentivaria os investimentos em projetos de energia solar no Brasil?

Em relação ao financiamento, para fortalecer o desenvolvimento da geração própria solar em telhados, fachadas e terrenos, a ABSOLAR continuará trabalhando pelo aprimoramento das linhas de crédito específicas ao setor, públicas e privadas, com taxas de juros reduzidas, que facilitem ao consumidor pagar o investimento com a economia na conta de luz proporcionada pelo próprio sistema fotovoltaico, aumentando sua atratividade. Buscaremos ampliar o acesso ao crédito para que inclua também as baterias para armazenamento de energia elétrica e posterior uso em horários de necessidade, bem como para trazer mais resiliência e autonomia aos consumidores que invistam na sua geração própria renovável.

Já para as grandes usinas solares, os empreendimentos precisam de robusta estabilidade jurídica e regulatória, previsibilidade de receitas e clareza tributária, para que a atração deste perfil de investimento se concretize. Especificamente na área de financiamentos, a ABSOLAR atuará para melhorar o alinhamento e a flexibilização das programações dos Fundos Constitucionais, para facilitar a aquisição de equipamentos e implementação de empreendimentos fotovoltaicos nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, onde estão alguns dos melhores potenciais de irradiação solar do País.

  • Qual é a sua visão para o futuro da tecnologia solar no Brasil e como a ABSOLAR planeja influenciar e contribuir para o crescimento e a sustentabilidade do setor sob sua liderança?

As projeções internacionais dos principais analistas de mercado para a tecnologia fotovoltaica apontam que a solar será a principal fonte da matriz elétrica brasileira até 2050, talvez mesmo antes disso. Cenário similar deve ser observado em diversos países do mundo, nos quais a fonte solar assumirá papel protagonista e estratégico nas matrizes elétricas locais.

Diante disso, a ABSOLAR seguirá trabalhando, tanto no Brasil, quanto em fóruns internacionais, em parceria com as associações coirmãs de outras nações, para que estas projeções se concretizem e fortaleçam a posição da tecnologia fotovoltaica.

Especificamente, em relação ao Brasil, nosso País possui imenso potencial de se posicionar como protagonista em sustentabilidade e liderança na transição energética global em curso. Neste sentido, a fonte solar fotovoltaica poderá agregar atributos ambientais e ampliar a competitividade dos produtos e serviços brasileiros em um cenário internacional cada vez mais acirrado.

Adicionalmente, a ABSOLAR atuará para acelerar o desenvolvimento de tecnologias sinérgicas à solar fotovoltaica, incluindo armazenamento de energia elétrica, hidrogênio verde, microrredes, minirredes, gestão de demanda, internet da energia, digitalização, eletromobilidade e outras inovações propulsoras de sustentabilidade e capazes de acelerar a adoção de energia solar por pessoas, negócios e governos. Atuaremos na construção de políticas públicas, programas e incentivos, em parceria com governos federal e subnacionais, parlamentares, setores produtivos, instituições privadas e organizações da sociedade civil.


Discover more from SolarQuarter

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

RELATED ARTICLES

Subscribe Today

GET EXCLUSIVE FULL ACCESS TO PREMIUM CONTENT

SUPPORT CLEANTECH JOURNALISM

EXPERT ANALYSIS OF AND EMERGING TRENDS

TOPICAL VIDEO WEBINARS

Get unlimited access to our EXCLUSIVE Content and our archive of subscriber stories.

Exclusive content this week

UPCOMING EVENTS

Latest article

More articles

- Advertisement -Newspaper WordPress Theme